Como se manter financeiramente em ordem?
Se manter financeiramente em ordem não é uma coisa muito fácil de se fazer. Justamente por isso, pensamos em te dar algumas dicas matadoras para resolver este assunto.
Aqui vão 5 dicas para te ajudar a se manter em ordem!
1– Continue fazendo o acompanhamento dos seus gastos mensalmente
Para se manter bem financeiramente, seus gastos precisam estar controlados e dentro da meta que você estabeleceu. Se você pretende gastar dinheiro, faça isso de modo totalmente consciente.
Crie prioridades para o seu consumo cotidiano e sempre reavalie o orçamento que você estipulou.
Você pode utilizar algum meio tecnológico para facilitar essa atividade, como o preenchimento de planilhas ou o uso de aplicativos financeiros.
2 – Se for comprar, pesquise muito bem
É muito importante pesquisar antes de sair comprando por aí. Antigamente este processo era um pouco exaustivo, dado que a pesquisa tinha que ser na base da sola do sapato e das ligações.
Mas agora você nem sequer precisa ficar andando por aí e tampouco entrando em vários sites, existem plataformas chamadas marketplaces, que facilitam todo o seu trabalho e te entregam de bandeja as comparações de inúmeras lojas.
Não tem desculpa, pesquisar se tornou algo bem fácil graças à tecnologia.
3 – Será que você realmente precisa fazer essa compra?
Perguntar não ofende vai! Será que você realmente tem que comprar? Por diversas vezes adquirimos coisas que nem precisamos só porque fomos pegos no impulso e se estava “sobrando” dinheiro então, que mal tem?
Acontece que todo dinheiro mal gasto é um dinheiro perdido e que poderia ser utilizado em coisas que realmente te alegrariam e fariam a diferença.
Lembra que eu te falei que perguntar não ofende, então… Comece a se questionar, seja mais crítico, analise os preços, eles realmente valem aquilo? Quanto tempo você trabalharia só pra pagar aquilo? Você realmente vai usar?
Se a resposta sempre for sim, veja se você não está eufórico ou entusiasmado demais, isso costuma afetar os nossos julgamentos. Se realmente for uma boa compra, comece a pesquisar se encontra com valores mais baixos em outros lugares.
4 – “Pagando à vista o desconto é maior”
Você fez todo o seu dever de casa e tem tempo para comprar aquele item? Tente juntar uma quantia de dinheiro e comprá-lo à vista solicitando desconto. Veja o desconto como um facilitador para compras futuras.
Pagar à vista também é legal para evitar dívidas com o cartão de crédito ou com o negativo do banco.
Seu planejamento financeiro existe para te ajudar a usar os seus recursos de maneira maximizada, lembre-se sempre disso.
5 – Nem super herói, nem vilão… Sim, é o seu cartão!
Brincadeiras e rimas à parte, o cartão de crédito é um serviço neutro que pode ou te ajudar ou te prejudicar. Tudo depende de como você o utiliza.
Um dos jeitos errados é pensar que o cartão de crédito é um braço financeiro seu, um dinheiro a mais que você tem. E não, isso não é verdade.
O cartão de crédito nada mais é do que o seu salário do mês que vem já indo embora neste mesmo mês… Não se iluda.
Se você não conseguir dar conta da sua parcela, saiba que os juros para parcelar a fatura ou para pagar o mínimo são ainda mais altos do que os juros do cheque especial. Um verdadeiro desperdício financeiro que alguém já organizado não poderia ter.
Mas, como eu te disse um pouco acima, o cartão também não é um vilão. Existem maneiras inteligentes de utilizar este serviço financeiro. Muitas pessoas utilizam os cartões de modo estratégico inclusive para juntar milhas e deixar suas viagens mais baratas.
Dependendo do cartão, também é possível juntar pontos para trocar por qualquer outra coisa, e se for algo que você já estava planejando comprar, então é realmente uma boa sacada.
O cartão pode possuir ainda o famoso cashback, que é quando você recebe de volto um pedaço do valor gasto, é como se fosse um desconto para você.
No final das contas, lembre-se:
Se manter financeiramente em ordem requer disposição e principalmente, disciplina.