Aqui na Del não fazemos apenas uma analise detalhada de todas as suas despesas e receitas. Nós entendemos o seu momento de vida atual, seus sonhos e objetivos e projetamos os melhores cenários possíveis, sempre realistas, para te fazer alcançar o que mais deseja no curto, médio e longo prazo.
Como adquirir consciência financeira?
Se você chegou a conclusão de que precisa se reorganizar financeiramente mas não sabe como fazer isso, esse artigo foi feito para você.
Já cansamos de ver inúmeras pessoas e até nós mesmos cometendo erros simples, mas que no final do mês acabam virando uma bola de neve e o tão sonhado “mês que vem” de fato nunca traz melhorias.
Se você já sentiu ou ainda sente a sensação de que só vai relaxar quando o seu salário cair, continue lendo este artigo.
Passo a passo para adquirir consciência financeira
Já falamos aqui no blog sobre o principal exercício que você precisa fazer que é justamente anotar todos os seus gastos e de onde eles vem, assim como todas as entradas de receita que você possui.
Isso é vital para começar a tomar consciência da sua vida financeira.
Estabeleça metas
Você realmente precisa começar a desenhar planos e metas para os seus gastos, lembrando sempre que é preciso estar atento a sua entrada de receita e assim conseguir viver de acordo com a sua realidade financeira.
Faça um acompanhamento
De nada adianta começar a se organizar e não fazer o acompanhamento devido. Neste acompanhamento é necessário também ajustar suas metas conforme as suas necessidades.
Isso nada mais é do que criar um orçamento e seguí-lo, as adaptações e ajustes devem ser feitos para melhorar ainda mais a sua organização financeira e não afrouxar as suas metas. Não tem jeito, é necessário constância e empenho para alcançar uma vida financeira mais estável e que conseguirá te proporcionar paz e principalmente, segurança financeira.
Evite gastos descontrolados
Se pergunte sempre se você realmente precisa adquirir tal item, se faça perguntas como:
Eu preciso disso?
Eu vou utilizar isso?
Vai me ajudar no dia a dia?
Ele vale o preço?
Consigo encontrar um igual ou semelhante por um preço mais baixo?
Comece a criar perguntas que fazem sentido para você e se alguma das respostas for não, espere mais um pouco e tente pensar nesta compra algum tempo depois. As vezes, no calor do momento acabamos respondendo de forma errada porque estamos condicionados a adquirir tal bem por nossos impulsos ou por algum outro incentivo externo.
Fique de olho em manipulações
Este título ficou estranho? Mas é a mais pura verdade. Por que você acha que as lojas de shopping tocam aquelas músicas legais, são bem iluminadas, os manequins ficam no alto, as cores sempre combinam, tem espelhos em todos os cantos e etc?
Tudo isso serve para compor uma experiência que irá tentar fazer com que você gaste o seu dinheiro. Quando falamos de compra de roupas por impulso, por exemplo, temos as manipulações citadas acima.
As músicas servem para despertar em você uma emoção, uma sensação psicológica de bem estar e de dono do mundo. A iluminação e conjunto de cores também foram escolhidos a dedo para causar bem-estar.
Manequins no alto e espelhos? Quando vemos um manequim “empoderado” com roupas lindas que sempre combinam já nos imaginamos sendo ele. São tantas opções… Os espelhos podem ter dois efeitos em você, ou você se sente ainda melhor gastando e adquirindo roupas da moda e se enxergar ali feliz, te faz bem. Ou você se olha e pensa: posso ficar melhor! Vou gastar!
Os preços te enganam
Já ouviu falar da Black Fraude? A promoção de “era R$300,00 e agora é R$70,00? Nossa, mas que desconto ma-ra-vi-lho-so, preciso disso pra minha vida!
Já dizia o pai do Chris, daquele famoso seriado de TV “O desconto é maior se eu não comprar nada”
Brincadeiras a parte, o que eu quero te mostrar é que nem sempre uma promoção é fiel ao que fala. Pesquise quanto de fato vale aquele item, não se deixe levar por percentual de descontos.
É natural do ser humano querer levar vantagem sobre algo, descontos? Por que não? Você sempre escuta por aí, é bom pechinchar, pede desconto, paga a vista ou no débito que tem desconto…
Pesquise, pergunte, saiba se de fato o preço realmente tem desconto ou se ele está te enganando.
Consegui me organizar e me controlar financeiramente, mas é chato ficar anotando…
Vivemos em um mundo cada vez mais digital e você vem me falar pra ficar anotando em um pedaço de papel? Qual a probabilidade desse papel se perder por aí?
Sim, é verdade. No entanto, quando falamos de começo, é realmente legal pegar um papel e uma caneta, bem old school mesmo e sair anotando tudo pra conseguir a tão importante consciência financeira.
Mas uma vez que você já a conseguiu, por quê não facilitar os registros dos seus gastos em uma planilha excel ou em um aplicativo que te ajude diariamente?
Isso nada mais é do que utilizar a tecnologia a seu favor. Aqui estão cinco aplicativos que podem te ajudar:
1 – GuiaBolso
2 – Meu Dinheiro
3 – Expense IQ
4 – Organizze
5 – Mobills
Sua consciência financeira é sim muito importante e você verá dia após dia como é incrível conseguir controlar suas finanças e alcançar os seus objetivos.