Como definir metas financeiras?
Definir metas financeiras é algo extremamente vital para todo bom planejamento financeiro. Em primeiro lugar, você precisa estar com seu orçamento em dia e com os seus gastos controlados para conseguir alcançar seus objetivos de maneira mais rápida.
No entanto, sair das dívidas também pode ser uma meta financeira e abordaremos este tema a seguir.
Primeiro, saia das dívidas de vez
Pode ser repetitivo, mas você realmente precisa conhecer os seus gastos. Só assim saberá se está trabalhando apenas para pagar dívidas. Acompanhe os seus gastos, anote, faça contas, pense no final do mês e se puder evitar alguma compra, evite.
Isso parece muito simples, mas sabemos que não é. O mais difícil é dar o primeiro passo e transformar a mente gastadora em uma mente poupadora.
Planeje cada ponto, desde o curto prazo
O curto prazo fala do imediatismo, das necessidades atuais ou bem próximas a atualidade. Isso pode ser tanto uma necessidade de aquisição de algum bem ou serviço, como inclusive parar de gastar tanto e conseguir ter uma sobra no final do mês.
No curto prazo, muitas vezes vemos atitudes mais impulsivas, contrações de empréstimos muitas vezes feitos de maneira errada. Seja pelo valor solicitado maior do que o necessário, da taxa de juros enorme que poderia ser mais baixa em outra instituição a até a real necessidade de se ter aquela dívida.
Você já parou para pensar quais são suas necessidades mais próximos da atualidade? Qual o valor que elas envolvem? Você consegue pagar? E se você puder postergar um pouco, seria melhor?
Vez ou outra acabamos confundindo o real prazo de uma necessidade. Quantas vezes já não corremos com algo e vimos que não adiantou, que só tempos depois viria a calhar. Isso pode ser em tudo, desde uma demanda no trabalho até a compra de algum item para a casa que nem sequer foi instalado.
Metas para o médio prazo
Nem tão cedo e nem tão tarde. O médio prazo contém as necessidades que podem muito bem serem planejadas de cabo a rabo. Depois de você atingir as suas metas de curto prazo tudo dentro dos conformes, saberá que realmente só é questão de tempo e esforço para conseguir o que se quer.
Geralmente, compreende-se como médio prazo os períodos de 3 a 5 anos. Só que isso não é uma regra em si, depende muito mais das suas estratégias e do que você considera como médio prazo.
Este tipo de meta já costuma ser maior do que as de curto prazo, costumam envolver valores maiores e um grau de importância também mais elevado.
Aqui, você não precisa tanto de liquidez, então pode optar por investimentos que possuam um prazo parecido para compor a sua carteira. Não se esqueça de olhar se o investimento é seguro.
Lembre sempre de perguntar ao seu consultor quais poderiam ser as melhores opções para a sua meta.
E no longo prazo...
Essas metas são de longe as maiores, que envolvem mais disciplina e comprometimento. São consideradas metas de longo prazo quando o período é maior do que 5 anos.
Por serem mais complexas e terem um peso bem maior, é recomendável o auxílio de profissionais experientes no assunto.
Dessa forma você conseguirá encontrar junto com ele um plano que possibilitará o alcance desse objetivo tão importante.
Objetivos de longo prazo pode ser uma grande viagem em família para o exterior, a compra da casa própria e por aí vai…
A realização de um sonho é extremamente importante e pode mudar toda uma vida, não deixe de se concentrar e de se dedicar a causa!